10/09/2025 às 23:52 Caiçaras

Povo Caiçara - Ilha do Cardozo, Cananeia SP  Imersão Fotográfica  com João Ripper - Projeto Bem Querer

30
6min de leitura


O segredo do conhecimento e da felicidade está em você fazer as coisas que te apaixonam, junto com pessoas também apaixonadas.

Orestes Alarcon - Engenheiro, Professor do magistério superior aposentado aposentado, velejador e coordenador do projeto Veleiro ECO, .. agora virando mais uma página de minha história pela paixão à fotografia.

A imersão fotográfica de cinco dias em Cananeia - Parque Estadual Ilha do Cardozo, SP - foi proporcionada pela equipe do grande e respeitado fotógrafo humanista João Ripper com seu projeto Bem Querer. Seu projeto, em particular, desenvolve uma narrativa abrangente e visual na busca de dignificar as experiências humanas em toda sua complexidade, especialmente com o foco na vida dos povos originários e seus descendentes, cuja essência cultural é baseada na vida comunitária e na ancestralidade. Neste projeto o foco está centrado na região dos manguezais e povo Caiçara que o habita. Os caiçaras encontram-se espalhados no litoral dos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul do Rio de Janeiro. Sua população está formada pela miscigenação de indígenas, escravos africanos e portugueses, constituindo-se em um grande família que cuida com primor de nossos manquezais, uma essência do povo brasileiro.

Para mim, fotógrafo amador, foi uma experiência ímpar a qual tento relatar com fotos feitas durante a imersão e uma narrativa em construção descrevendo peculiaridades que pude captar com o olhar da fotografia durante a imersão de 4 dias. Aproveito também o espaço para um agradecimento especial aos organizadores e fotógrafos João Ripper, Jorge Teixeira e Márcio Masulino pela imensa oportunidade de conhecer o fotógrafo João Ripper.

João Ripper durante a assinatura e dedicatória no seu livro, com a frase: "Essas pessoas que fotografamos têm a deliciosa teimosia de ser feliz!"

Foto feita pela organização - Ripper assinando seu livro "COMUNIDADES TRADICIONAIS...a sabedoria de nossos povos"

O fotógrafo Ripper, sempre entregando mais do que o esperado.

Foto da capa do Livro De João Ripper

Jorge Teixeira - mentor da imersão fotográfica em Cananeia - liderança, estratégia, humildade e segurança...grande cara!

Foto Orestes Alarcon


Se você trabalha em coisas de que gosta e pelas quais é apaixonado, não precisa ter um plano mestre de como as coisas vão se desenrolar - penso que esta citação diz muito a respeito do Márcio Masulino, empresário

Foto cedida gentilmente pelo companheiro Alexander Decoster - Mário Masulino - empresario apoiador da imersão fotográfica

Natureza tropical, magnífica e rica em recursos naturais, em perfeita harmonia com quem a habita e cuida.

A conservação do ambiente natural onde vivem os Caiçaras, com suas águas salobas, exuberante vegetação de manguezais, matas nativas, animais marinhos, caranguejos, aves, enfim, com a imensa biodiversidade que nutre o oceano e o planeta, é algo de extraordinário que marcou profundamente minha imersão fotográfica.

Os povos originários e seus descendentes são as pessoas que chamo de achados, neste mundo de perdidos - compreendem, como ninguém, a importância e a necessidade vital da conservação da natureza em equilíbrio homeostático para manutenção da vida no planeta.

Seu modo de vida comunitária baseado na sabedoria ancestral é dignificante, como observado pelo nosso mestre fotógrafo João Ripper: "são pessoas que têm a deliciosa teimosia de ser feliz".

Lider comunitário, sempre entregando mais do que se espera - lançando sua rede

Foto Orestes Alarcon

fotógrafas (o) em posição para captura da imagem

Foto Orestes Alarcon

o inesperado fazendo uma surpresa com seus tentáculos

Foto Orestes Alarcon

A captura "a maré não está para peixe"!!!

Foto gentilmente cedida pela fotógrafa companheira Adriana Mercadente

O cerco; aquicultura ancestral

Foto Orestes Alarcon

maravilha gastronômica - o grande robalo capturado no cerco

Foto Orestes Alarcon

O Bem Comum - a valorização da vida comunitária...afinal, juntos somos melhores!

Aprendi que a vida comunitária é uma experiência incrível, onde se compartilha não apenas o espaço físico, mas também a família; um modo de vida integrada em relação ao trabalho coletivo com decisões participativas, mas também vivendo a família em sua individualidade em sua casa própria. O conhecimento do bem comum, o respeito a ancestralidade, as alegrias, as tristezas os desafios do dia a dia, o trabalho, a alimentação, os obstáculos, a cooperação e o cuidar uns dos outros e de seu habitat, são práticas vivenciais que saltam aos olhos do fotógrafo que consegue observar o âmago da existência humana e a composição da imagem congelando a essência do momento. Onde percebe-se nitidamente que a competição não faz parte do viver deste povo evoluido e cooperativo.

Sem dúvida, pode-se aprender da vida comunitária a sermos mais empáticos, tolerantes e solidários, criando laços verdadeiros e duradouros, os quais a sociedade urbana deixou para trás e apagou de nossa memória. Estão presentes em suas ações o crescimento cooperativo, pessoal e ao mesmo tempo coletivo, onde o apoio mútuo e a colaboração encontram-se sempre presentes.

Viver em comunidade nos ensina que juntos somos mais fortes e podemos alcançar grandes feitos. É uma jornada única e enriquecedora que nos mostra a importância da conexão uns com os outros e com a natureza.

As fotos abaixo têm a intenção de mostrar a beleza deste povo, a riqueza e exuberância do local onde vivem, somente tocado com a delicadeza dessas pessoas a quem Ripper se refere em seu livro "COMUNIDADES TRADICIONAIS - a sabedoria de nossos povos.

O Manguezal - o bioma que alimenta o mar - tranquilidade e mistério, onde a natureza se revela na sua forma extravagante em sua luta contra a maré.

O Manguezal, um bioma costeiro que integra a Mata Atlântica com o mar...um ecossistema que abraça o mar e abriga uma biodiversidade complexa e única, com seu solo lodoso e salgado, composto por árvores com raízes aéreas, em um eterno caminhar, crescendo e recuando com a maré. Este bioma especial foi escolhido pelo povo Caiçara para seu lar e zelo, enraizando sua cultura e seus conhecimentos ancestrais.

É um mix perfeito entre tranquilidade e mistério, onde a natureza se revela em sua forma mais pura, criando uma atmosfera encantadora: é como se a vida ganhasse um novo significado ao adentrar nesse lugar exótico e único que sustenta a vida no Oceano - 70% das espécies do Oceano provêm dos Manguezais*.

Voadeira Cataia levando fotógrafas(os) para a expedição

Fotos Orestes Alarcon




A pesca artezanal dos Caiçaras

Orestes Alarcon



Show de forma, beleza e movimento cooperativo

Orestes Alarcon








Expectativas elevadas são a chave para tudo, menos para a arte - foto impresionista explorando a granulação e pigmentação suave

Orestes Alarcon




Se você apenas trabalha em coisas de que gosta e pelas quais é apaixonado, não precisa ter um plano mestre de como as coisas vão se desenrolar.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook

Manguezal - berçário da vida do oceano



Raízes aéreas resistindo na areia da praia na sua luta incessante contra o vai e vem da maré

Orestes Alarcon


Uma paisagem estonteante: praia, canal e o verde do mangue... "confesso que tinha dificuldade em fotografar o verde...a impliçância acabou, fiz as pazer com a cor!".

Foto Orestes Alarcon

Berçário da vida

Orestes Alarcon

Barba de Velho...rede que captura o invisível da vida

Fotos Orestes Alarcon

Canoa quebrada de um só tronco - a engenharia ancestral do povo caiçara

Orestes Alarcon


Algas Verdes, paisagem subaquática revelada pela maré

Orestes Alarcon


Calcário Dolomítico, cores e formas

Fotos Orestes Alarcon

Perto do fogo

Orestes Alarcon









Os caminhos que nos conduzem as belezas dos manguezais

Orestes Alarcon

Fazenda dos Biguás...um ponto de encontro sistemático, causando o círculo virtuoso da vida: onde os peixes se alimentam dos escrementos e os biguás se alimentantam dos peixes

Orestes Alarcon

A força da maré, cavando a terra em seu movimento incessante para crescer em outro sitio.

Orestes Alarcon


O culto aos mortos

Orestes Alarcon



O incrível silêncio do pôr do sol - foto com infravermelho Nikon cedida pelo mestre Teixeira

Orestes Alarcon

Estonteante paisagem que encanta o fotógrafo e anuncia o final do dia, pintando as cores no horizonte a cada minuto

Foto Orestes Alarcon

Retratos - o que mais gosto














A fala...sabedoria anscentral dos Caiçaras.

Orestes Alarcon




Me arrisquei com a modelo muçulmana, nossa vibrante fotógrafa, companheira carioca... você precisa estar certo uma vez!!!

Orestes Alarcon
10 Set 2025

Povo Caiçara - Ilha do Cardozo, Cananeia SP  Imersão Fotográfica  com João Ripper - Projeto Bem Querer

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL