
Minha reflexão sobre fotografia, particularmente retratos, inicia com a primeira vez que consegui expor em um concurso de fotografia quando morava em Santos-SP, incrível, nos anos 70. Neste período de Ditadura Militar ser Engenheiro Metalúrgico da COSIPA - Companhia Siderúrgica Paulista, indústria fundamental para o desenvolvimento econômico nacional . Neste período o engenheiro também tinha um papel crucial na construção da base política, participando ativamente da formação da consciência política ligada ao trabalhismo e a cultura marxista no nosso país. Era um desafio importante para um recém estudante universitário que recém tinha participado ativamente do movimento estudantil que forjou corações e mentes de jovens estudantes e que em seguida no mundo do trabalho, na construção de uma ideologia de vida que pudesse influenciar nossa sociedade. O país precisava se industrializar, mas as definições de rumos, de trajetórias politicas e humanitárias deveriam também ser conduzidas pelos trabalhadores. Movimentos Sindicalistas dos Metalúrgicos do ABC liderados por LULA, Pastoral da Terra, PCB, PTB, CNBB, MST, o Clube dos Engenheiros, todos eles, defendendo a Democracia e o desenvolvimento da engenharia brasileira foram fundamentais na luta pela construção de uma sociedade civil plural e contra a ditadura militar. Fiz minha parte nesta luta civilizatória como engenheiro metalúrgico e não como fotógrafo, o qual também tinha um forte apelo político e profissional para os jovens na época. Mas, o sentimento mais forte foi a engenharia e não me dediquei mais a fotografia como modelo de vida, mas como uma peça assessória.
Foto obtida em filme de película, teleobjetiva e revelação com grão bastante ampliado - Salvador - Bahia de Todos os Santos
Sam Walton, fundador do Walmart
A foto feita em Salvador com uma tele de 200mm e ampliada com estouro da granulometria. Confesso que gostei do resultado e os curadores da época também.

Se você apenas trabalha em coisas de que gosta e pelas quais é apaixonado, não precisa ter um plano mestre de como as coisas vão se desenrolar.
Mark Zuckerberg, fundador do Facebook
fotos de outrora a refazer por cópia de negativos da época
retratos da vida
Após 55 anos de intensa jornada como engenheiro metalúrgico e posteriormente como acadêmico - doutorado na UNICAMP e professor na Engenharia Mecânica e Materiais na UFSC, Florianópolis - tento retornar à fotografia virando mais uma vez a página da vida para um sonho ainda não realizado.
Aos 77 anos tenho como lema a expectativa de planejar meus sonhos além do que realmente possa ser possível para mim - fazer o impossível e depois verificar se era mesmo!. Neste estágio da vida estou recomeçando e procurando entender os caminhos da técnica e da arte fotográfica, como um novo desafio. Difícil para quem teve um percurso profissional baseada no raciocínio do engenheiro, que tem a objetividade como preceito fundamental e que não conviveu com a subjetividade da formação em artes.
O meu desafio agora nesta seara de novo aprendizado é conseguir entender, como mudar o rumo do barco para o novo desafio que me atribui... fazer fotografia - ser fotógrafo e compreender cada uma de suas possibilidades no mundo da arte documental e, também, procurando outros caminhos que a arte fotográfica nos pode proporcionar.
Neste blog procuro me situar em relação a um tema que considero importante na vida do fotógrafo, o retrato, suas nuances e nexos.
Parte 1. Havanas, Cuba - Povo destemido muito parecido com o de Salvador, afinal origem africana e cultura forjada na resistência e no sofrimento da escravidão.
cubano com todo o respeito...da limpeza eu cuido!!!
Orestes Alarcon - 2014
Viver Havana mostra a resistência de um povo que teima em ser único ... música, dança, beleza, alegria, tristeza, dignidade, humildade, teimosia, são qualidades que forjam o caráter deste povo caribenho!!!!
Conhecer Cuba, especialmente Havana, é um sonho de muitos que admiram e acompanham o desenvolvimento de uma sociedade baseada nos preceitos do socialismo. É interessante observar que Havana é um destino muito procurado por turistas, estudantes, intelectuais e especialmente fotógrafos quem buscam compreender melhor o socialismo e o novo e desafiante tema da sustentabilidade - igualdade social, desenvolvimento econômico e ambiental.

O retrato mais visto no mundo - O médico e revolucionário Che Guevara
Fotógrafo cubano Korda

A Utopia da Revolução Socialista Cubana, tão desejada nos corações e mentes dos que pensam a igualdade e a sustentabilidade da vida no planeta e que acreditam ainda que essa utopia possa ser possível como horizonte. Basta acreditar e caminhar em sua direção... nunca se chega de fato a ela, mas o importante é o caminhar, como escreve o poeta espanhol Don Antônio Macha Ruiz "caminante non hy camino" cantado por Juan Manuel Serrat, o Chico Buarque espanhol:
"Caminante no hy camino, se hace camino al andar...golpe a golpe, verso a verso... Caminante non hy camino, sino estelas en la mar"
Poeta espanhol Don Antonio Macha Ruiz
observando a tarde e escutando o tempo
Orestes Alarcon

o lixeiro mais famoso de havana
Orestes Alarcon

a cubana mais elegante da cidade
Orestes Alarcon

atrapalhada com o charuto
orestes alarcon

um peso, uma foto.
Orestes Alarcon

totalmente cubana
Orestes Alarcon

menino da rua
Orestes Alarcon
brincando em olhar o futuro
Orestes Alarcon
descanso merecido
Orestes Alarcon
brava gente
Orestes Alarcon

ele sabe das coisas
Orestes Alarcon

tristeza, por favor vai embora
Orestes Alarcon

totalmente desconfiada
Orestes Alarcon

discussão acalorada - beisebol Cuba x Miami
Orestes Alarcon

nasce assim o balé cubano: no cortiço da cidade velha
Orestes Alarcon

trabalhador urbano
Orestes Alarcon
acrescentar fotos retratos
Parte 2. Cabo da Honos, a viagem ao Fim do Mundo - Chile
texto viagem
olhando o desconhecido
Orestes Alarcon
amigos da vela no fim do mundo
Orestes Alarcon


filha da pesquisadora francesa
Orestes Alarcon

nosso amigo visionário - Instituto CHIC - Puerto Willians - Chile
Orestes Alarcon




Parte 3. Brasil, mostra a sua cara, quero ver...
texto
alegria e graça do pescador - canto da lagoa floripa
Oretes Alarcon

pescador só tem um sonho
Orestes Alarcon

vida feliz, nada a acrescentar
Orestes Alarcon


Tristeza, tudo a acrescentar
Orestes Alarcon
Parte 4. Meninas da Câmera Criativa - Fotógrafas e Modelos





ela fotógrafa na Camêra Criativa
Orestes Alarcon




Olhar fotográfico - Prof. Radi
Orestes Alarcon
Noturnas com Frof. Fred.
Orestes Alarcon








meninas modelos e fotógrafas - câmera criativa
Orestes Alarcon


maratona fotográfica - não deixa de ser bela
Orestes Alarcon
Parte 4. Tiradentes, Inconfidência Mineira - Minas Gerais - Câmera Criativa
Fotos de viagem a Tiradentes com grupo de alunos da Escola Câmera Criativa. Retratos dos habitantes do local, especialmente trabalhadores
Não tinha trocado no bolso para oferecer ao senhor que resolveu posar para uma foto. Disse a ele que só tinha 50 reais no bolso, ele prontamente com toda sua mineirise disse: está bom 50 pilas.

o mineiro sabe ser mineiro - valendo 50 reais
Orestes Alarcon



mente, vibração e vida positiva...minerando a terra
Orestes Alarcon - Tiradentes





tapeação mineira - as simpáticas meninas da casa torta
Orestes Alarcon

Não se preocupe com o fracasso; você só precisa estar certo uma vez.
Drew Houston, co-fundador do Dropbox



expertise mineira ... 50 reais tá bom
Orestes Alarcon

moça simpática do queijo mineiro
Orestes Alarcon
Parte 5. Família Alarcón e derivativos
a mais nova clarinha
Orestes Alarcon

Deusa Isis: a progenitora
Orestes Alarcon

Isis Just, a que sucede
Orestes Alarcon



